Resenha: Como eu era antes de você


Autor: Jojo Moroyes 
Gênero: Romance
Nº de páginas: 320 páginas 
Editora: Intrínseca 
Pontuação: 
(❤) Favoritado!

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
Uma das coisas que aproveito para fazer nas férias é ler, além de fazer maratonas de filmes e de séries. Como eu era antes de você era um dos livros que estava na minha lista de próximas leituras a muito tempo, mas por algum motivo eu sempre ia deixando ele para trás. Finalmente baixei um pdf e comecei a leitura, em pouco menos de três dias já havia terminado, com lágrimas nos olhos. Achei que seria um daqueles romances bobinhos, mas não, é livro muito profundo, daquele tipo que nos faz questionar a vida.

A história começa contando um pouco sobre como era a vida de Louisa Clark, uma mulher que não sabe o que fazer da vida, não tem metas e nem objetivos, muito menos sonhos. Ela vive com seus pais, sua irmã, seu sobrinho e um avô doente. Eles são uma família muito pobre, com empregos que pagam muito pouco e por este motivo todos devem contribuir com uma parte da renda. Lou adora seu emprego, ela trabalha como garçonete em um café. Todos gostam muito da companhia dela, já que ela é uma moça muito falante e que tem com gosto muito excêntrico para roupas. 

Infelizmente o café irá fechar e Louisa está desolada, precisa procurar outro emprego o mais rápido possível para continuar ajudando na renda de sua família. Após muitas tentativas em vão, ela se encontra com em amigo de uma agencia de empregos que lhe oferece as últimas opções: ela podia trabalhar como strepper ou então como cuidadora de um tetraplégico. Mesmo sem muita esperança de que vá conseguir o emprego, ela marca uma entrevista e para a sua surpresa ela é logo contratada.

Will Trainor com 35 anos de idade é um homem muito rico e mal-humorado. Ele está em uma cadeira de rodas desde seu acidente, antes ele era um homem muito ativo, viajava e tinha muito gosto pela vida e agora ele só deseja por um fim ao seu sofrimento. Ao Lou chegar a para trabalhar em sua casa os dois logo se não se entendem, nenhum dos dois desconfia de como vão mudar a vida um do outro. 

***

Ao terminar o livro deitei ao lado contrário da minha cama, apaguei as lâmpada do quarto e fiquei deitada por muito tempo querendo dormir. Pode parecer exagero da minha parte, mas fiquei umas 2 horas em claro apenas pensado no livro. Eu simplesmente recomendo para todos vocês. É sim aquele tipo de história que faz você mudar o seu jeito de pensar.

“É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”
Eu chorei.  Não foi aquele choro descontrolável, mas em determinadas partes meus olhos de enxeram de água e escorreu uma pequena lágrima. Os personagens são muito bem construídos, a narração é ótima e você simplesmente não se cansa de ler. Devo admitir que não botei muita fé no livro por já ter assistido um filme do Morgan Freeman com uma história parecida. Mas foi ai que me enganei, a história foge do convencional. 

"Reparei que ele parecia determinado a não lembrar em nada com o homem que tinha sido; (...). Seus olhos cinzentos tinham marcas de cansaço, ou de desconforto que ele sentia o tempo todo (...). Eles levavam o olhar vazio de alguém que está sempre alguns passos afastado do mundo a seu redor. Às vezes, eu me perguntava se aquilo não era um mecanismo de defesa de Will, já que a única maneira que encontrou de lidar com sua vida foi fingir que não era com ele que aquelas coisas estavam acontecendo."
O mais bonito para mim na história foi a fato de que a protagonista não fazia nada da sua vida, não tinha nenhuma ambição e Will tinha ambições de monte, mas vivia preso dentro de uma cadeira de rodas. A história é muito bonita e era impossível não entrar para minhas leituras favoritas. 

Apenas do final muito previsível uma parte de mim de negava a acreditar que o livro terminaria daquela forma, eu acreditava junto de Louise. A história mostra muito isso de que devemos aproveitar a vida e também trata muito do livre arbítrio.

E vão fazer um filme da história, a Lou será Emilia Clarke e Will será Sam Claflin! A escolha de atores me deixou muito animada, os dois são ótimos atores e a aparência se encaixa muito bem na descrição dos personagens no livro, principalmente a Louise, eu a imaginava muito parecida com a nossa Daenerys (em uma versão de cabelos escuros, claro)! 

♡ 

Então é isso, meus queridos leitores! Eu sei que resenhas não são o estilo de postagem preferido de vocês (não precisa negar, as visualizações me mostram isso, muito baixa comparado aos outros posts), mas eu gostei tanto do livro que precisei mostrar ele para vocês. Espero que coração que tenham gostado. 

Com carinho, Clara